SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Educação

20/12/2022 - 09:54

Sindsep e Entidades do Fórum realizam reunião setorial com Secretaria da Educação

O Sindsep esteve presente na Reunião Setorial das Entidades do Fórum com a Secretaria Municipal de Educação ocorrida na última quinta-feira, 15.12. Diversos assuntos foram tratados na reunião, com destaque para a falta de negociação efetiva com a Secretaria, em que as entidades levam as pautas e os anseios da categoria, mas a SME não dá ouvidos, prejudicando aos trabalhadores e o andamento das pautas necessárias. Ainda, cobrança de uma posição da SME quanto ao confisco dos aposentados e a incorporação do Piso da Educação, recomposição dos quadros que estão defasados na Educação, além das questões da reposição dos dias de paralisação e greve.

O Sindsep, representado pelo Secretário dos(as) Trabalhadores(as) da Educação, Maciel Nascimento, reforçou a necessidade de se resolver os casos dos profissionais que estão em impedimento legal, CAT ou licenças médias, que não estão conseguindo cumprir o plano de reposição, que, de acordo com a própria SME, se encerra ao final deste ano. Apontamos que há relatos de mais de uma Diretoria Regional que solicitou o início de processo de faltas para esses trabalhadores e cobramos um posicionamento da SME, com a rápida resolução deste problema.

Inclusive, o Sindsep enviou 15 ofícios sem obter respostas, apenas um único ofício foi respondido um dia antes da reunião. Reiteramos que é necessário pensar sobre o espaço de diálogo com a SME. Há falta de diálogo por parte do governo, sejam nas reuniões ou no silêncio em cima das reivindicações por ofícios. As pautas são extensas e isso está prejudicando principalmente aos trabalhadores e à comunidade escolar, uma vez que o ensino é prejudicado.

Maciel, ainda, cobrou da Secretaria uma revisão do Premio de Desempenho Educacional (PDE), prevendo o pagamento já para o mês de janeiro e aumento do valor já que a Câmara Municipal detectou  5 bilhões de reais em caixa, que estavam previstos no orçamento de 2022 que não foram executados. Esse dinheiro poderia ter sido aplicado na Educação, com melhorias nas escolas, novos concursos e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação. Outro ponto importante, é a questão do orçamento para as Conferências no próximo ano, Maciel solicitou que intervenção junto ao Prefeito e Secretário  para que aprove a emenda elaborada pelo Fórum Municipal de Educação, o qual coordena representando o Sindsep para garantir as Conferências para o ano que vem, pois o valor previsto não é o suficiente para a realização de forma satisfatória.

Seguiremos cobrando a SME para uma negociação efetiva e que as reuniões não sejam apenas “um muro de lamentações”, além das melhorias nas condições de trabalho para os profissionais da educação, e melhores condições para toda a comunidade escolar.

[voltar]