Velório do Cemitério da Vila Mariana segue interditado
Mais uma vez o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo - Sindsep denuncia situação da rede de esgoto no cemitério da Vila Mariana. O velório está fechado desde 6 de agosto.
Prefeitura afirmou que manutenção duraria 12 dias. Prazo já passou e população da região segue sem poder realizar velórios de seus familiares no local.
Não é de hoje o problema
No mês de junho o sindicato denunciou a situação. No dia 6 daquele mês divulgamos que "o estoque e distribuição de caixões foi inundada pelo esgoto, esse problema é recorrente e não sai nenhuma solução. Mas agora chegou no limite. A decisão foi fechar o Velório da Vila Mariana, que fica aos fundos do cemitério da Vila Mariana (Av. Lacerda Franco, 2012 - Cambuci).” Relatamos havia um “problema na rede de esgotos da área de distribuição de caixões deixou toda área contaminada pelo esgoto dos banheiros do velório que foi interditada. E toda área do estoque de caixões foi colocada no velório. Trabalhadores e população usuária estão submetidos a uma situação degradante de mal cheiro ao acessar a área sociais do velório. (...) Essa situação tem prejudicado os familiares que possuem jazigos neste cemitério que estão sendo obrigados a realizar os velórios em outros locais."
Em 12 de agosto passado era divulgado pela funerária um informe "a todas as agências da autarquia informando que o Velório de Vila Mariana está interditado, por tempo indeterminado. O motivo? Desta vez foi a bomba de drenagem (esgoto) queimada."
Explicávamos a situação: "o problema ocorreu pela falta de manutenção na tubulação de esgoto dos banheiros, que quebrou e o esgoto começou a invadir o local. Funcionários do cemitério se deram conta do problema pelo cheiro insuportável no dia 7 de junho, uma segunda-feira. 'O esgoto explodiu. O problema não solucionava, então tiveram a ideia de subir os caixões que estavam ali para as salas de velório', lembra João Batista, dirigente do Sindsep, que recebeu a denúncia e vem acompanhando o problema."
Sindicato exige solução
João Batista Gomes, secretário de imprensa do Sindsep explica: "É um absurdo a situação. Trabalhadores do serviço funerário, terceirizados e a comunidade com jazigos são prejudicados pela ausência de manutenção das galerias de esgoto que passam ali. Já passou da hora de uma solução efetiva para garantir o pleno atendimento da população e as condições de trabalho para trabalhadores. O Sindicato exige uma solução imediata e definitiva deste problema".
Leia notas anteriores
Nota de agosto/2021: Velório Municipal de Vila Mariana novamente interditado, e agora por tempo indeterminado