Educação

Sindsep e Fórum das Entidades exigem novas medidas protetivas contra Covid-19 nas escolas

14/06/2022 10:58

O Fórum das Entidades, composto pelas entidades representativas dos servidores públicos, que o Sindsep faz parte, protocolou pedido com caráter de urgência na Secretaria Municipal de Gestão, visando o reforço dos cuidados com medidas protetivas nas unidades escolares da Prefeitura contra a covid-19. Temos visto relatos na mídia do aumento de contaminações e internações, que caracterizam uma nova onda, e não podemos relaxar. É hora de aumentar a vigilância e proteger nossa comunidade escolar.

Por isso, o Sindsep, também em ofício dirigido a Gestão, Educação Municipal e Saúde Municipal e Estadual exige novos protocolos de segurança, com a retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, incluindo as escolas, aplicação de nova dose reforço em profissionais da educação e nos alunos, reforço das equipes de limpeza, com contratação de pessoal, entre outras medidas.

Diz a nota, "estamos recebendo, constantemente, informac?o?es de adoecimento de muitos servidores, que recebem diferentes instruc?o?es de suas chefias. Alguns sa?o orientados a entrar em teletrabalho, outros a procurar UBS, HSPM ou seu conve?nio me?dico para conseguir um atestado me?dico, numa situac?a?o em que o doente deve ficar isolado, evitando contaminar mais pessoas." É necessária a publicação de novos protocolos, amplamente divulgados, para orientar os profissionais e proteger a toda comunidade escolar.

Maciel Nascimento, secretário dos(as) trabalhadores(as) da Educação do Sindsep, comentou sobre a necessidade de reforçar a segurança de todas e todos. "Com o recente crescimento de casos de Covid-19 e subida das internações, não podemos continuar deixando desprotegidos nossos profissionais de educação, alunos e toda a comunidade escolar." E completou, "mesmo com a recomendação por parte do Comitê São Paulo para os municípios retomarem o uso de máscaras em locais fechados, só essa medida não é suficiente. Outras medidas devem ser tomadas, do contrário, podemos ver um risco de uma onda potente, atingindo a toda população."


Veja aqui o Ofício do Fórum de Entidades na íntegra.

Clique aqui para acessar ao Ofício do Sindsep.