SINDSEP - SP

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Minicípio de São Paulo

SINDICALIZE-SE

Funcionalismo

13/09/2019 - 17:30

Sindsep realiza seminário jurídico e saúde do trabalhador

O Sindsep realizou o Seminário Jurídico e Saúde do Trabalhador: impactos jurídicos, procedimentos e fluxos de atendimento na saúde do trabalhador; nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório do sindicato.

 

Em seu primeiro dia, o evento contou com uma mesa de abertura, realizada pelo presidente da entidade, Sérgio Antiqueira, o secretário de Saúde do Trabalhador, Roberto Alves e da secretária de Assuntos Jurídicos, Maria de Lourdes Alves (Lurdinha), que falaram sobre a importância deste seminário conjunto.

Em seguida, coordenada pelo secretário geral, Antônio Carlos Lima, foi realizada uma mesa que teve como tema: “Licenças médicas e as consequências psicológicas, administrativas e jurídicas na vida funcional do servidor”, contando com as palestrantes Daniela Tavares, da FUNDACENTRO, Valéria Pugliese do COGESS (Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor) e Gisele Lauriano do PROCED (Departamento de Procedimentos Disciplinares).

 

A mesa elucidou diversas dúvidas dos servidores, com destaque para as mudanças proporcionadas pelo Decreto nº.58225/2018 nos fluxos de COGESS, bem como o funcionamento do PROCED, responsável pelos processos administrativos dentro da Prefeitura, as dúvidas foram esclarecidas pelas palestrantes, Valéria e Gisele. Já  Daniela, alertou para as experiências de pessoas adoecidas pelo trabalho nos locais de trabalho e nas perícias médicas.

 No período da tarde foi realizada a mesa com o tema: “Questões políticas e jurídicas da reforma da previdência e seu impacto na saúde do trabalhador”. Os convidados Fausto Junior, do DIEESE, e Aldo Moreira, advogado do Sindsep, mediados pela diretora da Secretaria dos Trabalhadores da Saúde, Lourdes Estevão, abordaram os diversos impactos da reforma da previdência federal e municipal aos servidores públicos.

 

A reforma da previdência é um assunto que está em pauta no Senado e, caso seja aprovada, irá prejudicar muito os trabalhadores do setor público, principalmente os municipais de São Paulo, que já passaram pelo SampaPrev.

2º dia de seminário

 

No segundo dia de seminário, a primeira mesa abordou a temática: “Saúde do trabalhador a importância do acolhimento”, que contou com a participação de Renata Paparelli, professora da PUC-SP, Carolina Grando, psicóloga do Sindsep e da advogada da entidade, Ligia Daher. A mesa foi coordenada pela secretária da Mulher Trabalhadora, Luba Melo.

 Este tema é de suma importância, pois os trabalhadores da Prefeitura de São Paulo adoecem cada vez mais em decorrência da sobrecarga de trabalho, já que o prefeito Bruno Covas, não tem realizado concursos públicos.

 

 As psicólogas Renata e Carolina apresentaram as violências vividas por servidores que adoecem ou são readaptados e ressaltaram a importância da solidariedade no local de trabalho. Já Ligia apresentou as questões jurídicas que chegam até o sindicado quando servidores adoecem, apontando como a falta de escuta dos operadores do direito pode levar à revitimização de pessoas que já estão em situação vulnerável.

 

 Para encerrar o Seminário, os diretores responsáveis por sua realização, Maria de Lourdes (Lurdinha) e Roberto Alves, executaram uma apresentação sobre as práticas e fluxos de atendimento e estratégias de ações das Secretarias de Assuntos Jurídicos e de Saúde do Trabalhador.

CONFIRA AS APRESENTAÇÕES DOS PALESTRANTES 

 

Daniela Sanches: O processo de adoecimento pelo trabalho - vulnerabilidade à violência

 

Valéria Pugliese: Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor - COGESS

 

Fausto Augusto Junior: O novo texto da PEC06/2019:impactos para os trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas

 

Renata Paparelli: Clínica do desgaste mental no trabalho com educadores(as) da rede pública de ensino São Paulo - Brasil 

 

Carolina Grando: A importância do acolhimento  

 

[voltar]